Home ⁄ Novidades ⁄ Saiba quais os desafios de morar só pela primeira vez

Saiba quais os desafios de morar só pela primeira vez

Dicas para você tomar essa decisão sabendo dos prós e contras

Morar só é uma tendência crescente entre os brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas vivem sozinhas no país, número que cresceu quase 40% na última década.

Morar sozinho é uma mudança de vida que exige muito preparo emocional. É uma oportunidade de obter experiências, maturidade, é um mundo com novas possibilidades e liberdade, mas que também traz consigo muitas responsabilidades.

Muitos motivos podem levar uma pessoa a decidir morar só. Seja sair da casa dos pais para ter independência, viver novas experiências, ter mais privacidade, não querer mais dividir espaço com amigos ou parceiros, ou ir para outra cidade ou país para estudar ou trabalhar.

Existem muitos desafios para quem toma essa decisão. Se você vai fazer isso pela primeira vez, esse ebook foi feito para você. Aqui você vai encontrar dicas e os prós e contras da realidade de morar sozinho. Vamos se planejar então? Confira!

Pesquisar o lugar ideal para morar

Um dos primeiros desafios é procurar pelo imóvel onde você vai morar. Dependendo da sua situação financeira ou necessidade, você deve pesquisar uma quitinete para alugar ou uma casa mais ampla. A localização é um fator importante, sua casa nova deve ser próxima ou ter fácil acesso, a farmácias, supermercados, bancos, comércio e hospitais, por exemplo.

Se você estuda ou trabalha, deve levar em conta se é mais vantajoso morar próximo para evitar os custos com transporte. Se o objetivo da mudança for por conta do trabalho ou faculdade, é importante avaliar o trajeto de casa até o destino, o fácil acesso ao transporte público ou vias de trânsito que facilite a sua locomoção.

Avalie também o quesito lazer. Já pensou morar perto de um parque onde você pode correr, caminhar, pedalar aos fins de semana? Frequentar uma biblioteca? Pesquise as atividades disponíveis no bairro em que você deseja morar.

Independência, privacidade e liberdade

Muitas pessoas resolvem morar sozinho para ter independência, e você vai aprender que precisar resolver seus problemas e dificuldades. Sair da casa dos pais que lhe davam tudo e te ajudavam passará a ser uma realidade distante. Você vai ter que ter uma renda suficiente para administrar uma casa, e custear as despesas que irão surgir.

Dividir espaço com amigos ou parceiros, às vezes gera incômodos. Se você quer privacidade na casa, decidir ir morar só é uma boa escolha. Você terá também a liberdade de chegar e sair na hora que quiser, chegar em casa e não ser incomodado por ninguém, e vai poder deixar tudo organizado do seu jeito.

Você vai poder chamar os seus amigos para um churrasco no fim de semana, e ter seu próprio espaço para se sentir relaxado e agir como quiser na sua casa. O que te trará a sensação de liberdade e privacidade.

Responsabilidades

Morar sozinho pode soar às vezes somente com o benefício da liberdade. Mas, precisamos te lembrar que, morar só também vai te trazer muitas responsabilidades que te farão se tornar uma pessoa melhor.

Se você tem dificuldade em economizar dinheiro, poupar, ou não tem a preocupação em investir pensando no futuro, ao morar sozinho, você vai perceber que precisará sempre ter um dinheiro de reserva para algum caso de emergência, para não passar por necessidades e não ficar sem dinheiro para comprar as despesas de casa.

Você vai precisar aprender os afazeres domésticos

Não basta dizer “agora vou viver como eu quero”, você precisa se organizar para isso. Muitas pessoas não sabem os afazeres domésticos básicos para o dia a dia, e quando vão morar sozinho, se deparam com a realidade de ter que fazer tudo em casa.

Na sua nova casa, você terá que lavar, passar, fazer a comida, arrumar a casa, vai precisar ir ao supermercado com frequência para fazer as compras e muito mais. Aprenda tudo isso antes de morar sozinho, para ter uma vida mais prática e economizar dinheiro, ao invés de custear tudo isso.

Adaptação

Se você vai morar em outro país, para trabalhar ou estudar, pode sentir a mudança e se deparar logo com a realidade de morar só, longe da família na maioria das vezes, mas é importante olhar também o outro lado dessa situação.

Você terá a oportunidade de adaptar-se a um novo idioma, país com outras culturas, conhecer novas pessoas. Tudo isso pode ser muito novo para você, mas a nova experiência vai te fazer crescer e melhorar ainda mais como pessoa.

Solidão

Morar sozinho também vai te trazer momentos de pensamentos solitários. A solidão às vezes vai bater, você vai precisar ser forte emocionalmente para não largar tudo para trás. E infelizmente não terá seus pais, amigos ou parceiro junto para te ajudar. Isso pode ser decisivo para a sua escolha de morar só ou não.

Nesse caso também, você pode ter um animal doméstico, um cachorro, gato, hamster, peixe ou passarinho, para não se sentir tão só quando estiver em casa.

Planejamento

A sua situação financeira pode influenciar muito na decisão de ir morar sozinho. Por isso, é essencial você colocar na ponta do lápis todos os custos da casa nova antes de se mudar. Para isso, o primeiro passo é fazer uma lista de todos os gastos principais que terá, como aluguel, luz e internet. O segundo passo é analisar o investimento nos móveis para casa.

É possível que os custos se mostrem mais altos do que você imaginava. Se isso acontecer, veja onde você está disposto a mexer para reduzir os gastos. É nessa hora que você verá se está realmente disposto a abrir mão de alguns confortos para morar sozinho. Vai considerar que não é o que você quer gastar, mas o que você precisa.

Pronto! Agora você já sabe como iniciar essa nova fase da sua vida sem surpresas desagradáveis da sua futura realidade. Considere tudo o que trouxemos a você, analise a sua situação, e faça a escolha mais certa para você no momento que achar melhor.

Nossas dicas ajudaram você a planejar sua mudança e a encarar esses novos desafios? Conhece alguém que está pensando em morar sozinho? Compartilhe esse ebook, deixe seu comentário e conte suas pretensões para essa nova fase da sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *