Home ⁄ Dicas ⁄ O Que Vistoriar num Imóvel

O Que Vistoriar num Imóvel

Você quer comprar aquele imóvel dos seus sonhos, e agora chegou a hora de conhecer o local onde você vai poder compartilhar momentos importantes da sua vida.

A partir dessa visita, você consegue analisar a situação real do local onde você irá morar. Mas, na hora de fazer essa visita ao imóvel é importante observar alguns pontos importantes.

Por isso, nesse post você saberá quais pontos devem ser analisados na vistoria ao imóvel. E também, como uma imobiliária pode lhe ajudar com a consultoria necessária para uma escolha adequada às suas necessidades.

Confira!

1. Pé Direito

O pé direito é a distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente, que é muito confundido com a altura da parede.

Geralmente, a medida padrão do pé direito na construção vai de 2,70m a 3,00m (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima).

O ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muito diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como um ambiente abafado ou até dificuldade de limpeza e troca de lâmpadas.

Se a medida for inferior a 2,70m, pode se dizer que a casa tem o pé direito baixo. Nesse caso, o resultado é uma sensação de acolhimento e intimidade, mas ao mesmo tempo o ambiente ficará muito abafado, gerando uma sensação desagradável se o clima da região for quente.

Por outro lado, medidas maiores que 3,00m geram o que chamamos de pé direito alto. Nesse caso, há uma maior sensação de amplitude e frescor no ambiente, porém pode ficar muito mais difícil a troca de lâmpadas e efetuar a limpeza, além de os gastos com material de construção serem maiores.

2. Verifique a Pintura

TENDÊNCIAS DE 2020 PARA DECORAÇÃO DE APARTAMENTO

Na vistoria é importante verificar a qualidade da pintura do imóvel, observe bem a conservação da pintura das paredes, da guarnição das portas, em cima e embaixo das portas, você pode até usar um espelho pra verificar melhor.

Verifique também a pintura próxima as ferragens e maçanetas, ao redor dos acabamentos da elétrica e ao redor dos espelhos das tomadas.

3. Verifique o Nivelamento

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PRA 2020

É importante observar o nivelamento das paredes, do contrapiso, dos revestimentos da parede e do piso também. São detalhes que fazem a diferença, acredite!

4. Verifique a Parte Elétrica

É muito importante se atentar a parte elétrica do imóvel, para não ter dor de cabeça após a compra. Observe se o quadro está identificado com adesivos, usando lâmpadas, teste se todos os bocais funcionam assim como todos os interruptores. Veja se não tem nenhum circuito trocado com 100w e 220w.

Outro detalhe também, teste a campainha e veja se funciona, assim como o interfone.

5. Verifique a Parte Hidráulica

Para constar que está tudo ok com a parte hidráulica do imóvel, você pode abrir todas as torneiras e deixar a água correndo um tempo, faça o mesmo com os chuveiros e veja se tem vazamentos, além de constar que as descargas dos vasos sanitários estão em perfeito estado.

Feche também os registros com as torneiras abertas e veja se a altura do cano do chuveiro está ok, pois não pode ser muito perto do teto.

6. Verifique as Áreas de Lazer

Conste que está tudo em perfeito estado e em funcionamento como prometido. Para que não tenha reclamações futuras sobre a indisponibilidade dos espaços por algum motivo que você não confirmou na vistoria ao imóvel.

7. Controle de Acesso

O controle de acesso em um condomínio residencial é outro ponto fundamental. É importante que a circulação de pessoas seja monitorada a todo momento.

Isso assegura a integridade física da sua família e evita movimentações suspeitas.

O uso de tecnologias, nessas horas, é um ponto positivo. Não se esqueça de verificar a segurança externa também. Os arredores do condomínio devem ter câmeras de monitoramento e profissionais para resolver possíveis eventualidades.

Todos esses pontos somados a uma portaria que funciona 24 horas durante todos os dias da semana indicam que o local em análise é um bom imóvel.

8. Vaga de Garagem

Verifique o tamanho de cada vaga de garagem na visita de vistoria de imóvel. Lembre-se de analisar o posicionamento das vagas também.

Certos prédios têm “vagas presas”, que podem atrapalhar a movimentação de veículos. Se você precisa de liberdade, considere essa questão antes de tomar qualquer decisão.

9. Gerador

Imagine que acontece um problema com o fornecimento de energia elétrica no seu prédio. Nessas situações, imóveis que têm geradores fazem toda a diferença.

Pois além de evitar o uso de escadas em prédios altos, os geradores permitem que os sistemas funcionem sem interrupções. ​Você pode considerar esse ponto na sua vistoria e evitar problemas futuros.

O papel de uma consultoria imobiliária na vistoria do imóvel

Até agora, você viu 9 pontos que não podem ser ignorados em uma visita de vistoria de imóvel. No entanto, existem diversos outros aspectos que precisam ser analisados.

Quem poderá auxiliar melhor você nisso, é uma empresa especializada no mercado imobiliário. Ao contar com esse serviço, você terá auxilio de quem sabe quais são as melhores oportunidades e você não precisa se preocupar com detalhes.

Desse modo, é possível encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades e ter todo o apoio necessário para usufruir de um ambiente produtivo e seguro. Isso quer dizer que você não perderá tempo visitando vários imóveis, já que a consultoria fará um estudo minucioso com as melhores opções sem se esquecer do seu orçamento.

O Acompanhamento jurídico até a assinatura do contrato é outro diferencial.

Esse benefício é importante para evitar dúvidas judiciais ou cláusulas abusivas. Por isso, faça de tudo para encontrar uma consultoria imobiliária visando um ambiente para a sua família com a melhor infraestrutura e o menor preço.

Gostou do nosso post?

Esses são alguns dos pontos importantes de uma visita de vistoria de imóvel. A partir de agora, você está preparado para ter mais clareza e certeza nas suas decisões.

É só analisar bem as opções do mercado e ver qual é a mais adequada para o seu conforto e da sua família.

Leia outros conteúdos que podem lhe ajudar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *