Home ⁄ Novidades ⁄ Conheça a História do Bairro da Aldeia: O Berço de Santarém

Conheça a História do Bairro da Aldeia: O Berço de Santarém

Se você é aqui de Santarém no Pará, já deve ter ouvido falar da Praça do Centenário e Bairro da Aldeia. Mas você conhece a história? Sabe quais curiosidades estão por trás desse bairro tradicional da nossa cidade?

Neste post vamos te contar a origem do bairro Aldeia e quais pontos turísticos históricos fazem parte desse lugar.

Em 1848 a então vila de Santarém foi elevada à categoria de cidade, tendo como primeiro núcleo urbano, o bairro Aldeia, que é o mais antigo bairro da cidade. Ficava localizado onde hoje está o mercado modelo, na Praça Rodrigues dos Santos.

A cidade foi se estendendo paralelamente ao rio Tapajós, a partir da área central, em direção aos bairros da Prainha e da atual Aldeia. Estes bairros se subdividiram em zona leste com os bairros do Santíssimo e  Santana.

No entanto, a Aldeia, foi a que mais se expandiu e foram criados os bairros de Fátima, Aparecida, Rodagem, Laguinho, Liberdade, Salé e Caranazal.

Alguns Lugares Históricos Situados no Bairro da Aldeia

Colégio São Raimundo Nonato

Turma do Colégio São Raimundo em 1963

Entre os lugares históricos do bairro da Aldeia, não tem como deixar de mencionar o Colégio São Raimundo Nonato, conhecido pelo ensino de tradição na cidade.

Considerado atualmente, um dos melhores colégios para se estudar em Santarém, está localizado na rua Silvério Sirotheau Corrêa.

Rua 24 de Outubro

Antigamente conhecida como “Estrada dos Índios” ou “Rua da Alegria”, a Rua 24 de Outubro, no bairro da Aldeia é considerada a rua mais antiga da Cidade de Santarém.

Igreja Matriz de São Raimundo Nonato

Não tem como passar pelo bairro da Aldeia e não contemplar a histórica Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, Padroeiro do Bairro.

A Igreja foi inaugurada em 1926 dominando a paisagem com seu estilo arquitetônico colonial simples.  O projeto de construção foi de frei Rogério Voges.

Praça do Centenário: Patrimônio Histórico de Santarém

A famosa Praça do Centenário, projetada pelo artista santareno Manoel Maria de Mâcedo Gentil está localizada entre as avenidas 24 de Outubro e Silvério Sirotheau Corrêa, no bairro da Aldeia, e foi inaugurada em 24 de outubro de 1948.

O “Largo do São Raimundo”, como era chamado antigamente, tem em seu centro um índio que foi trabalhado por João Fona e, ao lado, uma estrofe do poema de “Castro Alves”, que juntamente com dois canhões fazem a decoração da praça.

Esses canhões pertenciam à “Fortaleza do Tapajós” e nunca foram utilizados, pois jamais chegaram a seu destino, ficando durante quase um século no leito da rua Galdino Veloso.

A inauguração da praça foi feita em comemoração ao primeiro centenário da elevação de Santarém à categoria de cidade.

Veterano Esporte Clube

Localizado na TV Felisbelo Sussuarana, Aldeia, o Veterano Esporte Clube foi funado em 1959 e é um patrimônio cultural e recreativo que faz parte da história de Santarém.

Foi sede do tradicionalíssimo Veterano Esporte Clube, um dos clubes mais antigos de Santarém. Se tornou depois um local de festas com bailes nostálgicos e muito glamour.

E ai, você gostou do post? Qual dessas histórias você já tinha ouvido falar? Conta pra gente nos comentários.

Leia outros conteúdos que podem lhe ajudar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *