Home ⁄ Dicas ⁄ Casa ou Apartamento: Qual é o Melhor Para Mim?
Dicas de como criar pets em apartamento

Casa ou Apartamento: Qual é o Melhor Para Mim?

Escolher o novo lugar pra morar é uma missão prazerosa e desafiadora também.

Da mesma forma que muitos optam por morar em uma casa por conta do conforto e privacidade, outros já gostam do apartamento pela praticidade e segurança do ambiente.

A única certeza é que cada lugar tem suas características que devem atender as demandas de quem vai morar sozinho ou com a família.

Diante disso, preparamos esse post pra você saber quais são as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento. Queremos te ajudar a escolher a melhor opção!

O Que Considerar na Sua Escolha

Antes de escolher o lugar onde irá morar, considere os seguintes fatores:

  • Seu orçamento financeiro custeia melhor a casa ou o apartamento? Para evitar dívidas considere investir onde você quitará com mais facilidade e sem imprevistos financeiros futuros.
  • Quais as suas necessidades? Você já tem uma família grande ou irá morar sozinho? Dependendo das suas demandas você precisa optar por um lugar que lhe ofereça um bom estilo de vida com comodidade para todos os moradores. Isso inclui se você pretende ter filhos ou tem animais de estimação.

• Liberdade de Escolha

Com toda a certeza, a liberdade é um dos fatores que pesam muito na hora de escolher entre casa ou apartamento.

Os condomínios, por exemplo, tem as regras e códigos determinados pelo local para manter a boa convivência e uso dos espaços do prédio para seus moradores.

Então, quem gosta de liberdade, vai preferir morar em uma casa por não terem vontade de seguir as regras e códigos de condomínio e estando num lugar que é seu apenas, pode fazer o que quiserem no seu ambiente, sem dar satisfações.

• Maior Privacidade

Dicas de como criar pets em apartamento

Se a liberdade é um dos pontos fortes de morar em uma casa, a privacidade é, outra característica vantajosa pra quem busca esse tipo de propriedade.

Quem tem filhos, por exemplo, não precisará dividir as áreas de lazer com vizinhos ou pessoas desconhecidas como ocorre nos condomínios.

Outro benefício é que você não sofrerá tanto com barulhos ou algazarras, como costuma acontecer em prédios e que acaba incomodando quem deseja silêncio ou que tem crianças pequenas.

Desvantagens de Morar em Casa

Riviera Special Home

Mesmo com esses benefícios, morar em casa também tem as suas desvantagens. Confira algumas delas.

• Manutenção Mais Trabalhosa

As casas, geralmente, demandam um pouco mais em termos de manutenção e isso ocorre por alguns motivos.

O principal é que os prédios de apartamentos costumam contar com profissionais para fazer a conservação dos ambientes, o que não ocorre em quem mora em uma casa que precisa custear tudo quando tem necessidade.

• Segurança Por Conta Própria

Quem mora em apartamento conta com a segurança terceirizada do prédio, já quem mora em uma casa precisa dar conta da execução da segurança da casa, seja por meio de câmeras ou alarmes.

Isso pode ser relevante na hora de escolher entre os dois ambientes.

Vantagens de Morar em Apartamento

• Praticidade no Dia a Dia

coronavírus - isolamento social

Já que você ficou por dentro das vantagens e desvantagens de morar em uma casa, agora vamos te mostras as vantagens e desvantagens de morar em apartamento.

Você vai entender porque essa é a opção favorita de muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades e em centros urbanos.

Os apartamentos são muito procurados para compra e locação por pessoas que estejam em busca de mais praticidade para o seu dia a dia.

Por suas próprias características, esse tipo de unidade possibilita uma experiência mais dinâmica, que é ideal para jovens profissionais em começo de carreira ou famílias que não gostam de perder tempo.

Geralmente os melhores edifícios têm toda uma infraestrutura que facilita as atividades dentro do próprio condomínio, além dos próprios projetos e plantas serem mais funcionais.

Em alguns condomínios, por exemplo, é comum que a garagem conte com um garagista para manobrar os carros e também é comum a presença de um zelador para fazer pequenos reparos.

• Mais Segurança

A segurança vem sendo um fator muito solicitado pelos clientes de imobiliárias na hora de decidir se é melhor comprar ou locar uma casa ou apartamento.

Nesse quesito, a vantagem de viver em um edifício é indiscutível e vem crescendo nos últimos tempos com a adoção de recursos de tecnologia.

As portarias, por exemplo, além de contarem com profissionais para fazer o controle de entrada e saída, costumam ter câmeras de vigilância colocadas em pontos estratégicos, além de eventuais portões e alarmes.

Vale ressaltar que a própria presença de outros moradores muito próximos já tende a ajudar a dissuadir a ação de meliantes.

Desvantagens de Morar em Apartamento

Confira agora quais são algumas desvantagens para quem escolher morar em apartamento.

• Pouco Espaço Privativo

Dicas para uma boa convivência em época de coronavírus

Se você tem filhos pequenos ou uma família grande, uma desvantagem de morar em apartamento será a falta de um espaço privativo.

Provavelmente, vocês só terão exclusividade no interior do próprio apartamento, pois nas áreas comuns, terá que dividir o espaço com os vizinhos e até mesmo os seus convidados.

• Presença de Pessoas Estranhas

Dicas para uma boa convivência em época de coronavírus

A presença de pessoas estranhas nas áreas comuns é também uma desvantagem de morar em um apartamento.

Por mais que os condomínios tenham um controle na entrada e saída da portaria, os edifícios acabam tendo um fluxo de movimento muito maior de gente do que aconteceria em uma casa só sua.

Como você leu, a escolha de morar em um apartamento ou uma casa, vai depender muito das suas próprias demandas e expectativas, além do que a sua família espera com esse tipo de aquisição!

Diga pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo! Foi útil para você?

Leia outros conteúdos que podem lhe ajudar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *