Home ⁄ Novidades ⁄ Aromaterapia: Conheça a terapia natural que auxilia na saúde física, mental e emocional das pessoas

Aromaterapia: Conheça a terapia natural que auxilia na saúde física, mental e emocional das pessoas

Os aromas de flores, frutos e vegetais proporcionam uma sensação agradável, estimulam sentidos e deixam a casa perfumada. Mas você sabia que eles também podem ser utilizados como tratamento alternativo para diversos tipos de problemas de saúde? Estamos falando da Aromaterapia.

O que é Aromaterapia?

A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. A aromaterapia é uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa. A técnica natural utiliza o aroma de óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas com o objetivo de melhorar a saúde física, mental e o bem-estar das pessoas.  

O aroma e as partículas liberadas dos óleos estimulam diferentes partes do cérebro, ajudam a recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo.  A técnica também pode complementar outras terapias e tratamentos.  

Um pouco de história.

A medicina ayurveda tem registros de que o uso de produtos naturais em tratamentos de saúde é feito há mais de 2000 anos a.C., porém, somente foi no século XX que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia.

Como a evolução de pesquisas, a Aromaterapia passou a ter um uso amplo e holístico e se desenvolveu como um sistema terapêutico. Atualmente, a aromaterapia é vista como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) utilizada para complementar tratamentos de saúde.

Benefícios e formas de uso.

O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade, depressão, insônia, estresse, asma, dor, depressão, além de ser utilizado em hemodiálises, menopausa, dor do parto e em casos de dismenorreia (dor abdominal inferior que ocorre durante a menstruação). 

A forma mais comum de usar os óleos é a inalação. Ela permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar.  

Além da inalação, outras formas de utilizar os óleos essenciais na aromaterapia são por meio de: 

Para que serve cada óleo essencial

O naturopata é o profissional que indica o melhor óleo essencial para cada caso e orienta sobre as misturas, que devem ser usadas em fórmulas específicas.  

O ideal é que sempre se utilizem óleos essenciais biológicos certificados, para evitar inalar pesticidas e outros químicos que podem acabar intoxicando o organismo.

 

E então, gostou do post? Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre a Aromaterapia.
Recomendamos também outros materiais nossos que podem lhe interessar:
https://ceoempreendimentos.com.br/conheca-os-beneficios-de-ter-uma-horta-comunitaria

https://ceoempreendimentos.com.br/como-se-exercitar-em-casa-sem-ajuda-de-aparelhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *