Home ⁄ Dicas ⁄ 5 Dicas de Como Criar Pets em Apartamento
Dicas de como criar pets em apartamento

5 Dicas de Como Criar Pets em Apartamento

Por mais desafiador que pareça, criar um pet em apartamento é possível. Porém, é necessário ter alguns cuidados simples para manter uma convivência tranquila e harmoniosa. É comum quando se quer ter um animal de estimação em um apartamento, pensar logo em que local o animal irá fazer suas necessidades, onde ele vai dormir e como manter um ambiente confortável também.

De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos.

A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Esses novos números confirmam a tendência de que cada vez mais pessoas e famílias buscam um animal de estimação para companhia, dar e receber afeto e atenção.

Sabendo disso, queremos lhe ajudar com dicas de como você pode criar um pet no seu apartamento.

Conheça as Regras do Condomínio Sobre Pets

Dicas de como criar pets em apartamento

É preciso conhecer quais normas o condomínio adota sobre a permissão de animais. Lembre-se de que morar em condomínio é compartilhar responsabilidades também com todos os outros moradores.

Então, para criar cachorro em apartamento é preciso saber: quantidade permitida, circulação em elevadores e áreas comuns do condomínio, para evitar problemas de convivência com os demais condôminos.

Segurança do Apartamento

Dicas de como criar pets em apartamento

Os itens como grades e telas são indispensáveis no apartamento com pet. Além disso, é importante também se atentar para alguns detalhes, como ter cuidado com objetos perfurocortantes pela casa, manter guardados produtos de limpeza e químicos em geral.

Para quem tem gatos como pet, ter o cuidado com as janelas, sacadas e varandas é mais importante ainda. Pois o animal pode tentar escalar e dependendo da altura é um perigo.

Crie um Ambiente Lúdico Para o Pet

Dicas de como criar pets em apartamento

Os pets precisam de atenção, para isso as brincadeiras podem ser uma alternativa. O ambiente do apartamento pode ser adaptado para que eles se sintam mais felizes, então tenha vários brinquedos que o estimulem a se movimentar, que agucem a curiosidade e o mantenha ocupado, como bolinhas e mordedores resistentes para que ele se divirta e também gaste energia.

Mas lembre-se: antes de deixar o cão sozinho com um brinquedo novo, deixe-o testar em sua presença, para ter certeza de que não engolirá pedaços grandes ou se machucará. Evite os brinquedos que façam muito barulho ao cair, para não incomodar os vizinhos do apartamento de baixo.

Mantenha a Higiene do seu Pet

Dicas de como criar pets em apartamento

No apartamento se tem a preocupação com o local onde o pet pode fazer suas necessidades, que pode ser na sacada ou em um lugar arejado. O cuidado se estende aos recipientes em que ele se alimenta e onde pode banhar.

Os animais criados em apartamento tendem a se manter mais limpos do que os que ficam em lugares abertos. Mas é preciso lembrar que eles saem para passear e que os cães por exemplo, têm um cheirinho característico mais forte que pode tomar conta do ambiente. Portanto, o banho é necessário a cada 15 dias, ou uma vez por semana, dependendo da raça do cachorro. Um veterinário pode indicar a melhor periodicidade.

Para controlar a queda de pelos, escove o animalzinho diariamente. É importante também, fazer a higienização do animal após os passeios. Uma dica é: usar lenços umedecidos na patinha do pet para que ao retornar para o apartamento ele não suje o ambiente.

Eduque seu Pet

Dicas de como criar pets em apartamento

Eduque, desde cedo, seu pet sobre o que ele pode fazer, onde pode entrar ou subir e o que ele pode (e não pode) comer. Além de facilitar seu dia a dia, ainda evitará que ocorram acidentes nos momentos em que ele estiver sozinho.

A técnica da recompensa é a que melhor funciona na hora de ensinar algo a seu animal de estimação, como o lugar correto de fazer as necessidades, por exemplo. Mostre como (ou onde) deve ser feito e, quando ele agir corretamente, dê os parabéns, faça festa e dê um petisco.

O mais importante é sempre ter paciência. Brigar e gritar só deixará o animal com medo de você.

Viu como é possível cuidar de um pet no apartamento? Basta tomar alguns cuidados. Assim, você e seu bichinho serão felizes e poderão aproveitar todo o aconchego do lar.

Leia outros conteúdos que podem lhe ajudar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *