Home ⁄ Novidades ⁄ 7 dicas importantes antes de comprar o primeiro apartamento

7 dicas importantes antes de comprar o primeiro apartamento

Muitos brasileiros desejam estabilidade e uma vida tranquila junto a um lugar que possa chamar de seu. Para vários deles sair do aluguel e conseguir comprar o apartamento dos seus sonhos é uma conquista e tanto.

Você vive esse sonho de adquirir seu imóvel? No processo de aquisição é necessário pensar em algumas etapas, se informar, planejar e manter a disciplina. Afinal, ninguém quer que esse sonho se transforme em pesadelo.


Separamos 7 dicas para se organizar da melhor maneira antes de comprar o primeiro apartamento. 

1º - Planejamento financeiro

Você já sabe que quer comprar um apartamento, mas para conseguir isto, quais as metas a serem atingidas?

Primeiro de tudo, é preciso analisar seus gastos financeiros e organizar o seu orçamento para definir quanto você poderá gastar, para encontrar um imóvel e condições de pagamento que se adaptem à sua realidade.

Faça uma planilha com os gastos fixos mensais (energia, água, internet, aluguel, comida) e outras despesas (academia, plano de saúde) e também com os gastos variáveis (restaurantes, compras, lazer e outros). 

Você vai verificar com o que está gastando mais e de que forma pode economizar. Anote em um caderninho, em planilhas ou em aplicativos todas as suas receitas e despesas.

2° - Movimente seu dinheiro

Além de economizar dinheiro, você pode pensar em aumentar a sua renda, como em títulos de dívidas públicas que apresentam baixo risco de investimento e rendimento significativo. 

 

Investir em poupança é muito importante. Separe uma parte do seu salário todo mês para a poupança e analise a porcentagem dos rendimentos que você investe. 

 

Lembre-se que você precisará ter dinheiro na hora de dar entrada ou para quitar prestações de financiamento.

3° - Renegocie dívidas

Avalie como estão suas dívidas e busque quitá-las antes de entrar em um financiamento. Tente renegociar com credores os valores e prazos de acordo com suas condições. Uma boa opção é pagar as pequenas dívidas primeiro e depois as maiores.

Faça cálculos e avalie quanto você poderá, mensalmente, destinar para o pagamento das prestações sem comprometer seus outros compromissos.

4° - Pesquise o mercado

Acompanhe notícias de fontes seguras sobre o movimento do setor imobiliário para saber se é um bom momento para comprar o primeiro apartamento. 

Também é importante se atentar a taxa Selic, que quando baixa é um bom índice, e sobre os valores do metro quadrado nas regiões em que você deseja morar.

5° - Defina a região em que você gostaria de morar

Atente-se em comprar um apartamento em uma região em que terá mais qualidade de vida.

Se você não gosta de se deslocar constantemente, escolha imóveis que fiquem próximos ao seu local de trabalho e de supermercados, padarias, farmácias e restaurantes. Mas se você quer um lugar mais sossegado, independente da rede de comércios por perto, pode optar por lugares mais afastados. 

Quando estiver prestes a decidir sobre a compra do imóvel, você pode fazer visitas ao local em diferentes horários para conhecer a dinâmica da vizinhança e evitar surpresas indesejadas, como muito barulho nos horários em que você for permanecer mais em casa. 

6° - Estude as modalidades de pagamento

Avalie as condições de pagamentos do imóvel para saber qual é o mais adequado para o seu perfil e para a sua situação financeira no momento.   

Se não puder pagar à vista, na hora de financiar, tente dar o máximo de entrada possível para ter uma diminuição muito boa no valor das parcelas e conseguir quitá-las em menos tempo. Porém, lembre-se de guardar dinheiro para os impostos. 

7. Pense nos móveis para o novo apartamento

Ao comprar um imóvel, é importante você se atentar se os móveis que você já tinha vão combinar com o novo apê, afinal, na nova morada, você vai querer começar com o pé direito.

Se tiver condições, pode comprar móveis novos que combinem com o ambiente e que vão ficar de acordo com o uso do espaço.

Atente-se às cores para acertar em como combinar os móveis. Cores neutras combinam com a maioria dos tons do ambiente e seus objetos. Já cores vivas ficam bem em ambientes de tons neutros.

Estas foram algumas sugestões importantes para ajudar você a se organizar antes de dar este passo importante que é comprar o primeiro apartamento. Lembre-se, é preciso montar uma estratégia, definir metas de economia em diferentes períodos e estabelecer prazos para que tudo ocorra da melhor maneira. Com organização e força de vontade, você pode conseguir realizar este sonho que é ter investir no próprio imóvel da maneira que sempre quis. Separamos alguns materiais que com certeza vão lhe ajudar na escolha do imóvel, e esperamos que goste da leitura:
10 Dicas para organizar a mudança com facilidade
Com que idade eu pensar na minha moradia?
O que vistoriar na vista ao imóvel pontos importantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *