Home ⁄ Novidades ⁄ 10 Dicas para organizar a mudança com facilidade

10 Dicas para organizar a mudança com facilidade

Como você enxerga a mudança de casa?

Adicione o texto do seu título aqui

Como você enxerga a mudança de casa? Para muitos mudar de residência significa novo ares, recomeço, uma chance de fazer diferente. 

Mas para outros, significa estresse, afinal mudança é muito mais que transportar os pertences de um lugar para o outro. E, se feita de forma desordenada e sem planejamento, aí sim tende a ser um verdadeiro Deus nos acuda.


Seja feita por você ou por uma transportadora, mudança é sempre mudança e requer ordem. Pensando nisso preparamos 10 dicas para você organizá-la com facilidade, confira:

1° Planeje com antecedência

Essa é a dica mais básica, mas nem por isso menos necessária.  Quanto mais cedo você se planejar mais chances tem de ocorrer tudo bem na hora da mudança.

Uma das primeiras coisas a decidir é se você mesma fará a mudança ou se contratará um serviço especializado. 


Se você mesma for realizar a mudança é muito importante verificar quem serão as pessoas envolvidas no processo. Amigos e famílias são muito importantes sempre. Mas se optar por uma empresa especializada, verifique se ela é bem recomendada.

2° Faça uma programação

Criar um cronograma com prazos e metas é fundamental.  Você optou por fazer você mesma a mudança? Então vamos lá.

Primeiro defina a ordem dos cômodos que você vai seguir. E temos uma dica, comece pelo ambiente menos frequentado.


Agora defina quantas caixas embalará por dia. Aqui vale lembrar que é importante você colocar uma meta real, que você poderá cumprir. 

3° Conheça bem seu novo lar antes da mudança

A gente entende que os dias estão cada vez mais corridos, fazendo que muitas vezes a gente não dê a devida atenção a algumas atividades.

Nos dias em que for visitar sua nova residência, vá sem pressa. Verifique se tem algum ambiente precisando de reforma ou se há necessidade de reparos em instalações. 

Você não pode ir? Delegue a missão a alguém de sua inteira confiança, orientando ao visitante tirar fotos dos ambientes.



4° Programe a disposição das coisas na nova casa

É muito importante que antes de começar a mudança você tenha em mente onde ficarão os móveis, isso evita a bagunça e mantem o senso de organização.

Meça seus móveis e certifique-se que eles caibam no espaço que você quer destinar a eles. Afinal você não quer ter desagradáveis surpresas na hora da mudança.

Não esqueça de pensar nas paredes onde ficarão objetos decorativos. Com tudo isso em mente, com certeza a mudança ficará mais fácil.




5° Descarte o que não for utilizar

Quando vamos mexer nos objetos da mudança acabamos nos deparando com coisas que não nos servem mais, ou seja, objetos inúteis.

Esse é o momento de dar um novo destino para esse material. Você pode doar para um familiar, amigos, vizinhos ou a alguém que realmente precise. 

Uma outra dica bem legal é que você faça um bazar com esses objetos. Sempre pensando em um preço mais baixo do que se o objeto fosse novo.





6° Faça um check-list e um inventário dos seus pertences

Um check-list é importante em qualquer processo e na mudança não seria diferente. 

Você pode fazê-lo em um bloco de notas, em uma planilha no seu computador ou utilizando apps no seu smartphone. Aqui o importante é que realmente o check-list ocorra.

Nele você vai definir prioridade nas ordens e garantir que uma tarefa complete a outra.

7° Embale os objetos

Check-list feito? Agora é hora de começar a embalar os objetos. Separe tudo que você precisará como malas, caixas de papelão, plásticos, fitas adesivas, enfim, deixe tudo a mão para facilitar o processo. 

Comece pelos objetos menos importantes, aqueles que pouco são utilizados. Documentos, livros e revistas podem ser guardados em sacos plásticos.Se for objeto quebrável é muito importante envolve-lo em jornal ou plásticos bolhas.

8° Organize as caixas

Esse é talvez um dos passos mais importantes da mudança, afinal não é apenas colocar o objeto dentro de uma caixa. Precisa-se de cuidados e que tudo esteja bem organizado.

Atenção a dica: objetos pesados e quebráveis, pedem caixas resistentes e de medida certa para que não fiquem soltos na caixa.

Para que se torne mais fácil identificar onde estão os objetos, recomendamos que você enumere as caixas, e fixe nelas etiquetas com a descrição do que contém em cada uma delas.

9° É hora de transportar

Na hora de transportar é essencial conferir se as caixas estão bem lacradas e bem posicionadas dentro do automóvel. Sempre lembrando que os objetos mais frágeis têm que ficar em cima.

Antes de partirem dê uma última vistoria no imóvel para ter certeza que não está esquecendo nada.

Chegou no seu destino? Saiba que tem ordem para se abrir as caixas.

Abra primeiro as que itens que serão logo usados como roupa e utensílios de cozinha.


10° Organizando os objetos

Organize um cômodo de cada vez, começando pela cozinha e a dispensa. Depois organize os quartos, afinal são fundamentais para uma boa noite de sono.

A ideia aqui é organizar do cômodo mais importante para o menos importante.

Gostou das nossas dicas? Com certeza se colocadas a em prática tornarão o processo de mudança mais suave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *