Home ⁄ Novidades ⁄ Passo a Passo: aprenda como funciona o processo de financiamento imobiliário.

Passo a Passo: aprenda como funciona o processo de financiamento imobiliário.

Se você fizer uma rápida pesquisa entre as pessoas do seu convívio e perguntar qual o sonho delas, grande parte vai dizer que é conquistar a casa própria.

Na busca de realizar esse sonho, muitas pessoas que não tem o dinheiro suficiente para compra do imóvel acabam optando por um financiamento. Você é uma delas?

Então saiba que o processo do financiamento é um pouco longo, mas nem por isso precisa ser tão complicado.  Leia nosso blog e conheça bem as etapas desse processo, para que não haja erros e o caminho se torne o mais fácil possível.


1° - Análise do crédito

Nesta etapa são feitas as análises de documentação, renda, perfil do cliente, entre outros.

Alguns pré-requisitos são necessários para garantia do crédito:

– Ter no mínimo 18 anos ou ser emancipado,

– ser brasileiro nato, naturalizado ou ter visto permanente no país (estrangeiro),

– ter plena capacidade civil,

– caso queira utilizar o FGTS, não estar em processo de compra de outro imóvel residencial na cidade em que reside.

Geralmente a analise de crédito acontece dentro do prazo de 5 dias úteis, levando 40 dias toda a fase de liberação do crédito.


2° - Hora de definir o imóvel

Seu crédito foi pré-aprovado?  Agora que já sabe o valor que irá dispor escolha o imóvel que atenderá suas necessidades. 

É sempre bom você ter mais de uma opção, pois imprevistos têm que ser levados em consideração. 

Vale lembrar que o imóvel deve estar com sua situação regular, para ser financiado pelo banco. Ele deve ter registro no cartório de imóveis e não estar em processo judicial.

3° - Momento de avaliação da estrutura

Você já escolheu o imóvel, é chegada a hora de enviar a documentação ao banco que fará o financiamento.

A instituição mandará um engenheiro ou arquiteto para avaliar o seu imóvel escolhido, garantindo a qualidade da casa ou apartamento, e se o valor realmente condiz com o mercado.

Nisto, se tudo estiver dentro do padrão, será elaborado um laudo que irá autorizar as outras etapas.


4° - Avaliação jurídica

Este passo garante a segurança jurídica de todas as partes envolvidas no processo. Então toda a documentação será analisada pela equipe jurídica do banco envolvido, sendo que alguns documentos a mais podem ser pedidos, além dos já solicitados na fase inicial.

5° - Momento de elaborar e assinar o contrato

Depois que todas as documentações foram analisadas e aprovadas, um contrato será feito, existindo a possibilidade de uma solicitação de entrevista com os compradores.  

Então todas as partes envolvidas irão se encontrar para a assinatura do documento. Lembrando que haverá uma taxa para ser paga, em que o preço irá variar de acordo com a instituição.


6° - Realização e entrega do registro

Após a assinatura dos contratos, eles devem ser encaminhados para um cartório. 

Sendo realizado o registro é hora de encaminhar a documentação para o banco, onde ocorrerá uma última análise, liberando o dinheiro de pagamento para o vendedor.

Para facilitar esse processo, recomendamos que você contrate a ajuda de uma imobiliária adequada, que irá te oferecer suporte profissional durante todos esses passos. Com o auxílio de profissionais você tem muito mais segurança nesse momento tão importante!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *